Barbara Gancia narra sua história com o alcoolismo em ‘A Saideira’

Acabei de ler, gostei, e vou recomentar.

Você que costuma “lavar o peritônio”, com uma geladinha todo dia, deveria ler esse livro… v

Vamos ao livro da Gancia (ex-alcoolista) coisa raríssima.

Segundo a jornalista, livro mostra a alcoólatras que existe vida sem a bebida. ‘Não parei de beber antes porque achava que minha vida seria baixo-astral. Descobri que não: dá para ser mais feliz’

Eduardo Knapp/divulgação
“Ainda é difícil, porque sempre voltam momentos ruins do passado” (foto: Eduardo Knapp/divulgação)

“Está mais do que na hora de falar sobre o alcoolismo no Brasil”, diz a jornalista Barbara Gancia. Ela narra sua história com a doença nas páginas de A saideira – Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência, lançado pela Editora Planeta. O livro perpassa aos 30 anos em que a autora viveu a compulsão, com direito a relatos de situações degradantes, além do processo de tratamento e os últimos 11 anos em que se mantém sóbria.

Ainda quando integrava o sofá do programa Saia justa, no canal GNT, Barbara percebeu que famosos brasileiros não compartilham suas experiências de dependência em drogas. O tema, afinal, ainda é um tabu. “Minha mãe e meu pai já morreram, então não há ninguém que possa se magoar com meus relatos”, afirma.

No livro, ela relembra momentos polêmicos de sua carreira motivados pelo consumo de álcool, como o episódio com o político Mário Covas, em que enfiou uma caneta no ouvido do então prefeito de São Paulo, durante apuração de desfile de escolas de samba de Carnaval. A publicação também reúne passagens peculiares com personalidades como Ayrton Senna, Clodovil e o ex-Beatle George Harrison.

Em passagens domésticas, perdeu a visão do olho direito e já acordou sobre uma poça de sangue, com um corte na cabeça, sem se lembrar o que havia acontecido. “Sempre bebi de forma espalhafatosa. Um dia, Ruy Castro (jornalista e biógrafo, que assina o texto da quarta capa de A saideira) me armou uma cilada, me levando a uma clínica com ele. Foi quando me dei conta de que tinha um problema e quis fazer algo a respeito”, conta Barbara. Leia o livro.

A SAIDEIRA

. De Barbara Gancia
. Editora Planeta
. 280 páginas
. R$ 49,90

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *