Categorias
outros

Florianópolis ganha ponto de ônibus com teto verde e energia solar

Uma estrutura 100% reciclável, com placas fotovoltaicas e telhado verde irrigado com água da chuva. É possível imaginar que estamos falando de uma parada de ônibus? Pois foi isso que um grupo projetou em Florianópolis, capital de Santa Catarina, para abrigar as pessoas que esperam o ônibus em uma das vias da cidade.

A irrigação da cobertura pelo reuso de água da chuva ajuda a reduzir as ilhas de calor – além de ser um filtro natural de poluição. Já a geração de energia, por meio de placas fotovoltaicas, permite o funcionamento da irrigação do teto verde, o carregamento de celulares via USB e a iluminação do ambiente que é feita por lâmpadas de LED.

A estrutura feita em aço tem bancos feitos com chapas de madeira plástica. Foi destinado um espaço para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes e ainda estão previstas a instalação de um bicicletário e um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.

O novo modelo de ponto de ônibus foi desenvolvido pelo Núcleo de Paisagismo ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). A coordenadora do núcleo, Maria Cecília Guinle, explica que o espaço é resultado de vários estudos sobre abrigos de ônibus pelo mundo. “Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar as coisas interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte”.

Para Maria Cecília, o abrigo pode servir de modelo para a cidade. “Fizemos um projeto completo, mas é uma ideia que pode ser adaptada e simplificada para a realidade do município. A intenção é mostrar que é possível deixar menos desgastante e mais interessante a espera pelo ônibus”, completa.

Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, a mobilidade em Florianópolis só vai melhorar se houver investimentos em transporte coletivo de qualidade, para que o usuário perceba que vale a pena deixar o carro em casa. “É uma soma. A cidade precisa oferecer bons modais e integrados, e as pessoas também precisam mudar seus hábitos”, diz.

A Prefeitura cedeu o espaço para instalação do protótipo, que será inaugurado na próxima terça-feira (8) na Agronômica (na Rua Rui Barbosa sentido Centro).

Confira as imagens do projeto:

paradabusacif paradabusacif2 paradabusacif3 paradabusacif4

Redação CicloVivo

Categorias
outros

Publicado edital do concurso da Polícia Federal

Inscrições acontecem de 22 de janeiro a 9 de fevereiro e provas objetivas estão previstas para o dia 21 de março

49.jpg

Foi publicado nesta sexta-feira, dia 15/01, o edital do concurso para os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal. No documento, disponibilizado no Diário Oficial da União, estão detalhados os requisitos para concorrer a uma das 1500 vagas, além dos conteúdos programáticos e os prazos.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 22 de janeiro e 9 de fevereiro de 2021 no site http://www.cebraspe.org.br/concursos/pf_21 e a prova objetiva está prevista para o dia 21 de março de 2021.

Os candidatos a todos os cargos deverão fazer, além da prova objetiva, prova discursiva, Exame de Aptidão Física, Avaliação Médica e avaliação psicológica. Aqueles interessados em concorrer a uma vaga de Delegado de Polícia Federal deverão fazer também prova oral e avaliação de títulos. Já os candidatos ao cargo de Escrivão passarão por uma prova prática de digitação.

A previsão é que os candidatos aprovados participem do Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia no segundo semestre.

Para acessar o edital na íntegra clique aqui​.

 

Categorias
outros

PF remove líder de facção criminosa para presídio federal

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Casa Militar e DEPEN/MJ, removeu nesta sexta-feira (15/1) o líder de uma facção criminosa com atuação no Brasil e no Paraguai. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Federal de Catanduvas/PR.

O preso foi entregue por autoridades paraguaias à Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR no último domingo (10/1), após a sua prisão motivar uma tentativa de atentado contra a sede da Polícia Nacional do Paraguai (PNP) em Pedro Juan Caballero.

Removido para a Sede da PF em Curitiba por razões de segurança no dia 13/1, permaneceu nesta unidade com reforço de segurança do local por policiais federais e militares, com equipes da RONE.

Hoje, com apoio aéreo do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná, da Casa Militar da Governadoria e de escoltas terrestres da Polícia Federal, Polícia Militar e DEPEN/MJ, o preso foi transportado para a Penitenciária Federal em Catanduvas.

 

Categorias
outros

Médico de Cascavel é o 31º a morrer de covid no PR

Faleceu ontem à noite, em Cascavel, o médico e professor Orival Alves, vitimado pela covid-19. Ele é o 31.º médico vitimado pela covid-19 no Estado, o primeiro de Cascavel. Dos 31, três são de Maringá (Ary Jacomossi, Jorge Karijyo e Cleusa Belczak).

Orival Alves foi um dos idealizadores do curso de Medicina e do Centro de Ciências Médicas da Unioeste, bem como foi o criador e coordenador do Programa de Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Neurologista e neurocirurgião, irmão do professor e ex-secretário estadual Oscar Alves, ele tinha 73 anos de idade e neste ano completaria 50 anos de profissão. Estava internado havia quase três semanas no Hospital Policlínica e não resistiu às complicações decorrentes da covid-19. É o 31º médico a falecer no Paraná por causa da doença e o primeiro de Cascavel. Confira os médicos vítimas da covid-19 no Paraná.

(Foto: Arquivo/CRM-PR)
Categorias
outros

Pauliki perde o Solidariedade para Luizão Goulart

Luizão Goulart (Foto: Facebook)

Oex-deputado estadual e candidato derrotado à Prefeitura de Ponta Grossa Marcio Paulik na eleição do ano passado, perdeu o comando do Solidariedade no Paraná para o deputado federal Luizão Goulart, hoje no Republicanos, e impedido de disputar a eleição majoritária de Curitiba após acordo com o democratas do prefeito Rafael Greca.

Goulart vai esperar a janela eleitoral do próximo ano para trocar de partido, mas vai deixar um aliado comandando a sigla e disputar a reeleição em 2022.

 

Categorias
outros

ALGUMAS SUGESTÕES

1. Se a ANVISA liberar o uso emergencial das vacinas, o que será anunciado no domingo (17/01);

2. Se o Brasil conseguir buscar – e receber – 2 milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum, da Índia (vacina de Oxford/AstraZeneca);

3. Se o Plano Nacional de Imunizações funcionar a contento;

A vacinação no Brasil contra o coronavírus Covid-19 poderá ter início no próximo dia 20 de janeiro, segundo informou o Ministério da Saúde.

Agora saiba se você faz parte de um dos três grupos prioritários que receberão o inoculante, já que inicialmente o número de doses é muito aquém do necessário para uma vacinação ampla e geral.

Categorias
outros

A Câmara Internacional de Negócios de Foz do Iguaçu e Multipaíses pede reabertura das fronteiras entre os países

A Câmara Internacional de Negócios de Foz do Iguaçu e Multipaíses (CINFOZ) preocupada com o atual cenário de crise global e sobretudo local, se manifesta no sentido de solicitar a reabertura responsável
das fronteiras entre o Brasil e a Argentina, que foram fechadas pelo governo argentino ainda no mês de março de 2020. Esse posicionamento tem guarida nos anseios da sociedade, que principalmente depende economicamente, direta ou indiretamente, do fluxo de pessoas, serviços e mercadorias na Ponte Tancredo Neves. São notórias as mais diversas dificuldades que a pandemia do corona vírus
impôs à sociedade como um todo, ocorre que não podemos ficar estagnados. Infelizmente, para muitos, a roda da vida parou, pois quando não se pode trabalhar, fica impossível subsistir, trazer o pão
de cada dia pra casa e manter sua dignidade. Nossa suplica ao Governo Argentino, vem no sentido de se observar o quão benéfica foi a reabertura da fronteira Brasil/Paraguai e evidenciar que aos poucos
o turismo e comércio estão se aquecendo novamente, trazendo um gradativo alento às populações locais. Por óbvio há que se tomar todos os cuidados sanitários possíveis para que esta reabertura fronteiriça se dê de forma natural e responsável, mas do jeito que está, não dá. As camadas mais carentes da população, principalmente do lado argentino, estão definhando e muitas vezes o amparo governamental não é suficiente. Essa reabertura gradual do trânsito entre os países certamente vai trazer uma relação de ganha-ganha à balança da vida, com o reabastecimento de produtos e serviços, aquecimento da economia, diminuição da miséria, dentre inúmeras outras benesses. Estamos passando por tempos difíceis, mas a união das pessoas e dos povos, pode deixar um legado de integração, cooperação e compaixão com reflexos nas próximas gerações. Aproveitamos a oportunidade pra reiterar nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico no contexto que estamos inseridos e para tanto, não mediremos esforços, pelos meios que pudermos, até junto às
autoridades competentes, encaminhando inclusive esta e outras solicitações formais, para resolução dos conflitos.

Diogo Tavares Gomes e Silva
Presidente Diretor da CINFOZ

manifestação reabertura argentina

Categorias
outros

Traque molhado

Depois que o Governo do Paraná perdeu o rumo da Sputnik, a vacina russa, no Palácio Iguaçu estão olhando para o início dessa história micada para ver quem começou e a coisa falhou como um traque molhado. Como há guerra ali dentro, a lupa aponta primeiro para a Casa Civil e seu titular, o secretário Guto Silva.