Categorias
outros

COMPARA

Não param

Já algumas universidades públicas nem EaD tem (tipo Unila e Unioeste), mas os salários sempre em dia, sem greve e trabalho.

Publicado em: 19/06/2020 Edição: 116 Seção: 3 Página: 63

Órgão: Ministério da Educação/Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Londrina

EXTRATO DE COOPERAÇÃO

Processo 23064.014242/2020-93 Espécie: Termo de Cooperação Técnica 01.2020 firmado entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, CNPJ 75.101.873/0011-61 e a empresa DELTA PLUS BRASIL, CNPJ 08.025.426/0001-01. Objetivo: Desenvolvimento de mascara para retenção de vírus presentes no ar a partir de nanofibras biodegradáveis a base de acetato de celulose. Vigência: 05/2020 a 09/2020. Assinam: Sidney Alves Lourenco – Diretor UTFPR-LD e Wellington Garcia Naves – DELTA PLUS BRASIL.

6 respostas em “COMPARA”

Caro Helio Lucas,
Caso nao seja de seu conhecimento, venho esclarecer a atuação dessas duas universidades, que ao invés de estabelecer um EAD e, com isso, reduzir a qualidade de seu ensino, colocou seus acadêmicos da área da saúde em prol da cidade de Foz do Iguaçu, atuando contra o Coronavírus, que é a prioridade do momento (através das barreiras sanitárias e plantões telefônicos, por exemplo). As aulas nós repomos ao longo do tempo, mas a saúde da população iguaçuense nós cuidamos agora!

Apesar de não termos aula presencial (UNIOESTE), as atividades não pararam. Alunos do quinto ano dos cursos de graduação, como a Enfermagem, estão tendo orientação de TCC. Além de orientação de PIBIC, projeto de extensão, bem como a maioria dos alunos da Enfermagem estarem atuando em Barreiras sanitárias e centrais de atendimento em combate ao novo coronavirus. A unila vem fazendo muito também nesse momento, além da criação de app, fabricação de álcool em gel, também tá atuando na linha de frente de uns no projeto do Brasil Conta Comigo.
Fazer apontamento desse tipo, que “aula nem EAD tem, mas os salários sempre em dia” vai além da ignorância, pois é uma forma errônea de dizer que só há trabalho dentro da sala de aula, quando a universidade ultrapassa isso. Boa tarde!

Caro Hélio, o senhor anda bem desatualizado sobre as ações de ambas as universidades pelo município. Como alguém que leva informação aos demais, deveria investigar antes de falar sobre as mesmas, mas deixo aqui algumas das ações e se o senhor quiser procurar fique a vontade, inclusive está até convidado a ir até os locais e participar de reuniões abertas para saber a atuação das universidades. A UNILA e UNIOESTE estão juntas nas barreiras sanitárias nas aduanas Brasil-Paraguai/Argentina, aeroporto, BR-277 e TTU, para que servem? Para evitar que pessoas infectadas com o vírus circulem pelo município disseminando o mesmo, lá aferimos a temperatura, coletamos alguns dados e ainda para caminhoneiros é emitido um termo de liberação sanitária, além dessa ação, as universidades estão com plantões telefônicos no hospital municipal, fabricando álcool em gel, produzindo máscaras de proteção em impressões 3D, isso em relação ao Covid-19. As reuniões on-line de projetos de pesquisa que beneficiam o município ainda estão acontecendo, e as produções científicas continuam, a única coisa que não está acontecendo são as aulas presenciais, mas isso não quer dizer que a universidade está parada, sugiro que dá próxima vez que for fazer um comentário como esse pesquise e não precisa nem ser nos sites das universidades, em qualquer site de notícia do município, rádio, jornal, fala sobre as ações da UNILA e da UNIOESTE, pelo seu e meu município. Boa noite, estou a disposição para qualquer dúvida!

Universidade é pública.
Não É lúdica.
Ficam com esta conversinha de produção de álcool gel produzido de vinte litros ou mais.
Uma gota no oceano.
Qual é o gasto mensal.
TCC não é produção científica.
Vergonha a produção científica.
Nenhum laboratório deles está registrado no LACEN, nenhum estudante no projeto de pesquisa da UFPel de Covid.
Nadam na mesmice.
Cadê a análise científica das gestões municipais.
Cadê o voluntariado?

https://portal.unila.edu.br/noticias/unila-e-laboratorio-municipal-ja-fizeram-mais-de-1-040-exames-de-deteccao-do-covid-19
A Unila está habilitada pelo Laboratório Central do Paraná a realizar exames em um espaço disponibilizado pelo laboratório Municipal de Foz do Iguaçu, o link está ali para quem quiser ver!
Só critica, dessa forma, nossa Universidade quem não a conhece realmente! Inclusive há uma série de reportagens sobre suas ações na cidade de Foz do Iguaçu e na Costa Oeste do Paraná.
É dever do Estado, segundo a Constituição, garantir a saúde, educação e segurança dos cidadãos e, por isso nossa Universidade está com as aulas suspensas. Os vírus se propagam com extrema facilidade, devido à isso não estamos aglomerados em uma sala de aula. Infelizmente, não são todos os acadêmicos que tem acesso a internet de qualidade em suas casas para que o ano letivo possa continuar por Ead. Além do mais, existem programas, como o Mestrado em Biociências, que estão habilitados no MEC apenas com atividades presenciais e, portanto não podem ser realizados por Ead.
Prezado, discordo quando diz que TCC não é produção científica, visto que já tenho artigos publicados decorrentes de TCCs e posso te garantir que foi muito proveitoso para a comunidade acadêmica e para a sociedade.
É simplesmente lamentável sua desinformação, posto que desvaloriza a indescritível imensidão de conhecimento e cultura que é o mundo UNILA. Sugiro que, assim que for seguro, o Sr. Visite nossa Universidade, inclusive eu, que tanto lutei para chegar ali, me disponho a lhe servir de guia.

Meias verdades:
– A UNILA e UNIOESTE estão juntas nas barreiras sanitárias…
(Foram contratadas bolsistas pelo Governo do Paraná como Estagiários pagos para fazerem barreira humanitária, pois sanitária não tem valor legal algum)

– As reuniões on-line de projetos de pesquisa que beneficiam o município ainda estão acontecendo…
(É ou não é EaD envergonhada e sem vergonha?)

– Alunos do quinto ano dos cursos de graduação, como a Enfermagem, estão tendo orientação de TCC.

(Orientação de TCC em EaD? Por que não fazem o resto das aulas, hein Reitor e Diretor?)

– emitido um termo de liberação sanitária…
(Estudante Bolsista faz TERMO DE LIBERAÇÃO SANITÁRIA?
EM QUE LEI ESTÁ PREVISTA?.
É um engodo.)

Mirem-se no exemplo da crítica à UEL, onde professores TIDE – Tempo Integral e Dedicação Exclusiva ou seja pagos para serem exclusivos da UEL – vendem cursos on line na UDEMY sobre Paulo Freire.

https://www.pacocacomcebola.com.br/destaque/departamento-de-comunicacao-da-uel-a-coisa-nao-esta-legal/

“…A crítica mais difícil a ser feita é a autocrítica. É muito fácil reclamar do sistema e dizer que isto ou aquilo está errado. Complicado é olhar a sua própria realidade e pensar: “opa, talvez minha parte não esteja sendo feita da melhor maneira”. …”

“…Quanto a palavra EaD, ela soa quase como Voldemort em Harry Potter. Não acredito que o ensino à distância seja a solução, mas o que custa aos professores – cuja remuneração está rigorosamente em dia, enquanto a população se acotovela para receber 600 reais na Caixa – fazer conteúdo neste período? Sim, há pessoas que não tem acesso (não deve dar 1% isso em uma instituição como a UEL, uma pesquisa chegou a ser feita, mas os resultados foram engavetados) e em consideração a estas pessoas, com toda certeza, o calendário precisa ser suspenso. Mas não existem atividades extra calendário que podem ser feitas? A instituição não tem uma função social?…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *