Categorias
outros

Justiça cassa o mandato de cinco vereadores de Paranapoema por suspeita de fraude nas eleições

A Justiça Eleitoral cassou o mandato de cinco vereadores de Paranapoema por suspeita de fraude nas eleições de 2020, segundo informações do Ministério Público, nesta segunda-feira, 30. Todos os vereadores são do Partido dos Trabalhadores (PT), de acordo com a Justiça Eleitoral de Paranacity.

Segundo a Justiça, o partido teria lançado uma candidatura fictícia com o intuito de burlar a obrigatoriedade de cotas percentuais para candidatas mulheres. Em consequência, cinco candidatos eleitos para a Câmara de Vereadores tiveram cassados os registros de candidatura e os diplomas, o mesmo acontecendo com os suplentes do partido.
Conforme a ação, o partido teria lançado uma candidata que não fez qualquer esforço de campanha, recebendo apenas um voto em duas eleições consecutivas para a Câmara (2016 e 2020). (2016 e 2020). Ainda segundo a investigação, nem mesmo os amigos da candidata sabiam que ela havia concorrido às eleições. 

A fraude à cota de gênero – que busca assegurar a efetiva participação da mulher na política –resulta na instrumentalização das mulheres em benefício dos partidos e configura violência política de gênero, de acordo com a Justiça Eleitoral.

Foto: Ilustrativa / MPPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *